domingo, 10 de julho de 2011

Filme da semana

    
   Eu vou burlar a minha auto regra de comentar o filme que eu assisto na semana. Mas essa foi tão cansativa e emocionalmente dificil que eu só vi um filme que eu prefiro nem comentar, ele se chama "Zumbis na neve" (Dod Sno). Claro que com esse título eu sabia que não era algo a ser levado a sério, mas eu precisava de algo que me tirasse do foco. Fora que eu tenho uma veia nerd que adora um filminho B. 
   Enfim, o filme é um clichê ambulante, ditando regras de filme de terror (meio na linha do Pânico), mas sem algumas obviedades, como logo no início aquele que parece ser o herói ser morto de uma forma bizarra pelos tais zumbis nazistas (eu já tinha falado que eram nazistas?) no meio da daquela neve toda na Noruega. Pois é, é um filme de terror noruegês. Falei muito de um filme que eu não queria comentar, mas é para vocês entenderem a associação que eu fiz FILME DE TERROR NA NEVE + ESCANDINÁVIA = Deixa ela entrar.
  

  É um filme de vampiros, no inverno, na Suécia! Pois é, fui longe, mas fazer o que se foi assim que eu me lembrei. E esse sim merece uma notinha, afinal é sim um filme de vampiros mas é bem clara a diferença deste com os filmes do gênero vampiresco atual. Alguém viu?
  A história se passa no suburbio de Estocolmo, com Oskar sendo apresentado como um menino isolado, hostilizado na escola e com uma curiosidade mórbida, o que o faz se aproximar de Eli, uma menina que acaba de se mudar para o prédio onde vive. Não vou continuar a contar a história, porque iria estragar, mas o foco do filme é a relação desses dois pré-adolescentes, eles tem 12 anos, e não só as atividades vampirescas e sangrentas. Essas cenas existem sim, são fortes, mas não são desnecessárias, elas contam a história, até porque o diretor Tomas Alfredson fez muito bem o uso das sombras do inverno sueco e o mostra-esconde dos ataques famintos por sangue.
   O poder e fascínio exercidos pela mítica dos vampiros é trocada nesse filme por um fator mais existencial, diria até melancólico, mas que nos faz fixar os olhos na tela e esperar o que esse casal aparentemente tão indefeso e inexperiente irá fazer. Segue a ficha técnica:

  • Deixa ela entrar (Låt den Rätte Komma In) - 2008
  • Direção:  Tomas Alfredson
  • Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson
  • Duração: 114 minutos
  • Gênero: Drama/Terror 
   Vale lembrar que tem um remake (JÁ?) feito nos EUA,que eu não vi, chamado "Let me in", se alguém viu, me conte!

2 comentários:

  1. PArece bem interessante!!!!
    beijos
    Ma Amorim - Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    twitter: @_tipsandtrends

    ResponderExcluir
  2. em geral, não curto filme de vampiros, mas o "deixe ela entrar" eu vi e gostei muito!!!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...