quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jaleco não tá na moda!

   Mais uma vez eu aqui falando de jaleco! Não tem como evitar...
   Eu começo com uma dica que eu aprendi na loja de jalecos, colocar uma colher de álcool no amaciante, ele fica mais branco!
   Só que eu queria mostrar uma campanha, eu vi o cartaz e eu adorei, vejam se não é o máximo:


   Daí eu me lembrei de uma reportagem que eu li faz um tempo (mais precisamente em 2009) na Superinteressante, olha só que legal:

"Fashionistas que olharem para calçadas, lojas e até para as lanchonetes mais sujas perto de hospitais constatarão: jaleco é tendência. A vestimenta que deveria servir de proteção para médicos e pacientes virou sinal de identificação e de status.
O jaleco  surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica, e era acompanhado de luvas, chapéu, máscara e até um bico que protegia o nariz. Detalhe: era feito de tecidos escuros e, quanto mais manchado fosse, mais moral dava ao médico, pois indicava que ele havia tratado muitos pacientes. Foi só no século 19, quando provou-se que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, que o jaleco branco e limpo virou norma.
Mas, fora do hospital, ele perde a função. "É um uso promíscuo de um instrumento que deveria proteger o profissional e o doente," afirma Jorge Timenetsky, do Departamento de Microbiologia da USP. O jaleco pode trazer da rua bactérias perigosas para pacientes mais frágeis, como crianças, idosos e recém-operados. "Agora, transmitir é uma coisa; desenvolver a doença é outra", diz Timenetsky."

    Bom, era isso, look total white pode estar na moda, mas jaleco só dentro do hospital.

Um comentário:

  1. Essa campanha é uma iniciativa ótima, flor.. Certíssima!
    Beijo e ótima quarta-feira pra vc querida
     Just Carol

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...