quarta-feira, 11 de julho de 2012

Filme da semana: O discurso do Rei


   Eu assisti tanto filme bom nessa última semana, acho que para rebater o cansaço e até certo desânimo que eu vinha sentindo... Mas entre todos eu resolvi escrever sobre "O Discurso do Rei"!


   Ele foi o grande vencedor do Oscar no ano passado: Melhor filme, diretor, roteiro original e ator. Eu sempre acho que a história da vida real é sempre a melhor fonte para o cinema! A história de um rei, num período de guerra, que tem problemas na fala é dramático demais, porém, demasiado humano. 
   Atualmente, pelo menos para mim que já passou a curva dos trinta, as fofocas da família real britânica são até banais. É sério! A antiga ex- ex-namorada do terceiro possível rei na linha sucessória já foi capa de revista! É uma mitologia moderna, é só lembrar de todo o bafafá que foi o casamento real no ano passado. Cada passo de Kate era precisamente filmado e decodificado, em segundos o mundo soube qual era a base de sua maquiagem ou quantas bordadeiras foram necessárias para fazer o seu vestido. Escrevo tudo isso porque é muito marcante na narrativa do filme o quanto o rádio era ameaçador para a família real, uma vez que os aproximava muito da população.
  Tá, mas e a história?
   Num momento histórico extremamente delicado, o período entre guerras, a grande depressão econômica, há o retrato da família real britânica, tentando lidar com seus dramas particulares em meio a mostrar-se forte frente aos seus súditos. Os discursos do rei via rádio serviam de motivação, porém, um de seus filhos travava em frente a essas situações. Uma história pouco conhecida do grande público, até porque não era algo a ser divulgado...
   Poderia falar de quando sua esposa preocupada e sem ver a melhora com os métodos convencionais, encontra um "terapeuta da fala" que o ajuda a lidar com a situação ansiogênica de falar em público pelo resto de sua vida. Mas prefiro acentuar o método utilizado, em que a partir da fala de suas experiências se assemelhando à situção de psicoterapia e os exercícios são muito mais próximos daqueles de preparação de atores.
   Por falar em atores, o Geoffrey Rush e O Collin Firth estão na medida, sem exageros e sem perder a mão ao darem voz a esses personagens tão bem construídos pelo enredo. E o discurso? Logo após seu irmão abdicar (isso não é spoiler, é pura história contemporânea) e sair viajando pela Alemanha, o rei Albert se torna George VI e declara guerra. O discurso é facilmente encontrado na internet, lembro que o li quando estava no colegial e é realmente inspirador, e a música usada ao fundo não poderia ser mais poderosa, o segundo movomento da 7a sinfonia de Beethoven. Não à toa nesse momento surgiu o famoso "Keep calm and carry on":


   A seguir deixo a ficha técnica e o trailer:
  • O discuro do rei - The King's Speech (2010)
  • Direção - Tom Hooper
  • Elenco - Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter e Guy Pearce
  • Gênero - Drama
  • Duração - 118 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...