domingo, 16 de setembro de 2012

Filme: Os descendentes


   Hoje eu fui ao Sesc assistir esse filme numa sessão conjunta com a Sociedade de Psicanálise daqui de Ribeirão. Como eu adoro ir lá, frequentei o Sesc diariamente durante anos. Fazia natação, ballet, oficina de criatividades, era muito bom! Nesse clima e acompanhada por muitas vós o filme começou:


   Amei tanto tanto, para ser perfeito mesmo o filme teria que estar legendado e não dublado... Mas a história é tão boa, o George Clooney está tão bem. Na abertura ele já indica como será a narrativa, uma mulher bonita sorrindo, uma tela preta e depois Clooney conversando com a esposa inconsciente no hospital. O filme é assim, mostra lugares bonitos, a dureza da vida e como cada um tenta se reconstruir frente a isso.
   Um pouco da história do filme: Após a esposa sofrer um acidente grave, Matt (o Clooney) tem que cuidar de uma forma mais próxima de suas filhas enquanto decide qual será o destino de uma herança ENORME dele e outros descendentes. Infelizmente eu não ouvi todo o comentário que a Marystella fez, mas concordo com ela sobre duas cenas: A filha chorando na piscina e Clooney correndo pela vizinhança de um jeito que demonstra toda a raiva/dor. A frustração frente a não melhora da esposa, a dificuldade de lidar com uma filha de 10 anos experimentando a puberdade e a filha mais velha que consegue apoio num amigo, que a princípio parece ser acessório no filme, mas é bom se surpreender com esses personagens...
   O filme pra mim fala mais do que tudo sobre como se pode ter tudo, mas que o luto é difícil para todos. Chorei muito, dei risada, fiquei incomodada e com vontade de saber mais sobre como o filme continua. Afinal, de quais descendentes estamos falando? Da familia que gasta a herança, ou das filhas que ele passou a ter um contato afetivo?
   Entendo cada um dos prêmios que ganhou (Oscar e Globo de Ouro). Filme envolvente e que possui uma carga dramática muito grande, das dificuldades de ser humano, de ter falhas, de tentar novamente, amei. Outro filme desse mesmo diretor que eu recomendo muito é o "Sideways".
   Queria só chamar atenção para a atriz que faz a filha mais velha, que moça linda, além de ótima atriz! Peguei essa foto no IMDb:


   A cena final, deles assistindo um programa de tv sobre a separação da Antártida, é um contraponto a uma fala dita logo no início do filme, em que a família é como um arquipélogo, juntos mas solitários, e, naquele momento enfim eles ficam juntos. Deixo a ficha técnica e o trailer:
  •  Os descentes: The descendants (2011)
  • Diretor -  Alexander Payne
  • Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Judy Greer, Beau Bridges, Matthew Lillard, Robert Forster
  • Gênero: Drama
  • Duração: 115 minutos
 

Um comentário:

  1. Oi!
    Legal a dica de filme!!!

    Abraço!

    Ps: você recebeu meu email?

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...