sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cupcake de pizza, sem glúten!

   Essa receita é super fácil de fazer. Lembrei da minha amiga Grá que não pode comer farinha de trigo e não sabe o que fazer com a farinha sem glúten. Mas antes de passar a receita eu preciso indicar um tumblr tudo de bom! É da minha amiga Lari, uma psi/cozinheira. Ele se chama "Testando a receita", tá aqui o link. Foi lá que eu vi essa delícia que eu vou mostrar, com algumas adaptações que ficaram muito boas. Vamos aos ingredientes?

  • 1 xícara e meia de farinha especial sem glúten
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem
  • 2 ovos
  • 1/3 xícara de leitede arroz
  • 1 xícara de brócolis, tomate e couve flor em pedaços pequenos
  • 1 xícara de calabresas finas picadas
  • 1 xícara de mussarela ralada
  • Pitada de orégano
    Esses são os ingredientes da massa, a Lari fez um cupcake mesmo, recheado com cream cheese, eu fiz a massa e achei tão linda e comi assim mesmo. Para a massa ficar assim, bem bonita, tem alguns macetes. Primeiro deles é separar as claras dos ovos e bater em neve sem deixar que fiquem duras demais:


   Segunda dica é feito isso já ligar o forno (uns 200 graus) e misturar numa tigela o leite, as gemas e o azeite:


   Daí é misturar numa tigela grande os ingredientes secos: farinha, sal, açucar e fermento. Junte a mistura da foto aí de cima e com muito cuidado, as claras em neve. Depois eu acrescentei a misturinha de brócolis, couve flor e tomate e um pouco da calabreza ralada.


   Mistura bem e aí é hora de colocar queijo, eu cortei eu rodelas:


   Por fim, a calabreza, dessas que vem pacote com quatro.


   Massa pronta, é só colocar nas formas e caso queiram colocar recheio, é só por um pouco da massa, afundar com o dedo, coloca o quiser e mais massa por cima. Eu deixei desse jeito e coloquei algumas calabrezinhas por cima para dar um charme e a pitada de orégano, afinal tem pizza no nome!


   Eu gosto das minhas forminhas de silicone...tão fácil tirar o cupcake e nem precisa untar! Deixe no forno uns 20-25 minutos e pronto.


   Eu fiz num domingo chuvoso, uma delícia para depois pegar na geladeira e servir como lanche da tarde!

3 comentários:

  1. Ahhhh... que linda!!! Todos se emocionam.. hehe.. Obrigada!

    Seu cupcake ficou lindo e me deu vontade!!!

    ResponderExcluir
  2. huum que delicia,com certeza vou fazer em casa bjão


    http://casaboniita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliane! Olha, faça sim, é muito bom! E existe uma infinidade de possibilidades de recheio!
      Bj

      Excluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...