terça-feira, 12 de novembro de 2013

Batata Suíça com Mandiokejo

   Oba! Receita depois de meses sem aparecer nenhuma por aqui!
   Eu andava com vontade de comer batata suíça e resolvi fazer uma hoje. Aproveitei para experimentar o Mandiokejo que eu comprei já faz algum tempo. Aliás, vocês sabem o que é Mandiokejo?


   Bom, outro dia eu fui lá na Mundo Verde (logo faço post) e encontrei esse produto que eu achei peculiar. Não conhecia essa marca (Quebra-Cabeça) mas encontrei seu site (aqui) com vários produtos interessantes. Sobre o Mandiokejo, ele é feito a base de mandioquinha, ou batata salsa, mandioca e feijão; ou seja, sem glúten ou lactose. Para fazer é bem simples, é só seguir as orientações que vêm no verso da caixinha:


   Bem simples né? Eu resolvi fazer a batata suíça com queijo cremoso, então eu preparei esse segundo tipo de receita, mas fiz 50 g e não 100 g como eles indicam, dividindo a receita toda pela metade. Mas olha só como é produto, eu tava bem curiosa, mas é só um pozinho!


   Daí eu substituí o óleo pelo azeite (achei que poderia ficar muito gordo) e misturei até dissolver completamente:


   Misturei bem, coloquei a quantidade de água que eles indicam e acrescentei um punhado de ervas: manjericão, salsinha e alecrim, tudo do quintal:


   Olha só eles picadinhos com o Mandiokejo:


   Deixei a mistura descansando e fui cuidar da batata. Na verdade o maridão foi me ajudar e ralou para mim. Foram 3 batatas médias e uma pequena:


   A batata ficou ralada bem pequenininha, até achei que fosse dar errado, mas aguarde e confie. Fiz a receita que eu já até mostrei aqui faz tempo, mas preferi fotografar o passo a passo. Primeiro é colocar metade da batata ralada (já com sal) numa frigideira antiaderente com azeite em volta:


   Daí é só colocar o recheio, qualquer um, eu usei a mistura de Mandiokejo com ervas:


   Depois é só cobrir com a outra metade da batata, tampar a frigideira e deixar em fogo baixo por 10 minutos, não se assuste (eu me assustei e achei que minha receita tinha fracassado) e veja como fica:


   Parece que tudo se perdeu...tudo misturado...perdi meu tempo, mas paciência. Aumente o fogo por 5 minutos e use o seguinte truque caso você não tenha tanta habilidade na cozinha para poder fritar do outro lado. Eu usei a panela Wók porque ela é mais fácil para ajudar a virar. Deslizei a batata até um prato grande. Coloquei outro prato por cima com um pouco de azeite. Juntei com a mão, virei e coloquei o lado que precisa fritar na Wók por mais 8 minutos no fogo baixo e mais 5 no fogo alto e tcharãn!


   Ficou bonito, crocante por fora e macio por dentro, exatamente o que uma batata suíça precisa ser! Para acompanhar uma salada simples com alface, tomate e pepino:


   Por fim, o que eu achei do Mandiokejo? Adorei, o sabor é bem gostoso, combinou muito bem com a batata, ficou na consistência como eu queria, um verdadeiro creminho de queijo! Recomendo para quem está de dieta cortando o glúten e para quem é intolerante à lactose, é um queijo/não queijo muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...