domingo, 3 de novembro de 2013

Filme da semana: As aventuras de Pi

   Faz tempo que eu não escrevo sobre um filme por aqui. E olha que eu tenho visto muitos...alguns bons, outros nem tanto, mas esse daqui me fez pensar sem parar durante a semana toda, tanto que resolvi voltar com o espaço do cinema por aqui. Alguém assistiu " As Aventuras de Pi"?



   A história de Piscine Molitor Patel, o Pi, é contada por Ang Lee de uma forma bela, onírica com várias possibilidades de interpretação. Aliás, quando acabou o filme eu fui caçar algumas informações sobre ele e descobri que fazia tempo que Hollywood queria levar para as telonas a história do autor Yann Martel. Várias diretores, de várias nacionalidades (Índia, França, Espanha) quase iniciaram, mas coube a Ang Lee, o mesmo que me fez acreditar que guerreiros são capazes de voar entre bambus...
   Voltando para a história do filme. Pi é um adolescente que cresceu num zoológico particular numa região muito bonita na Índia e lá ele tem o primeiro encontro com Richard Parker, o tigre. Isso rende a sequência de abertura, muito bela, cheia de animais exóticos e livres, na medida que um zoológico permite.
   Sendo um adolescente, Pi tem um amor, tem sua escola e sua fé, o fio condutor dessa história a meu ver. Uma fé sem religião, uma fé na vida. E é ela que o mantêm quando seu pai falido resolve vender os animais que ainda havia no zoológico e mudar-se para o Canadá, mas sofrem um naufrágio no Oceano Índico. Como seus companheiros de naufrágio ele tem inicialmente um rato, uma zebra, um orangotango, uma hiena e Richard Parker. Depois, resta somente ele e Richard...


    Nesse momento para mim fica a sensação da tentativa de Pi para lidar com o luto, seja ele de deixar seu país de origem, quanto a perda de seus familiares. Em certo sentido, no momento em que ele perde sua caderneta companheira no meio da tempestade também o faz lidar com o vazio. O mar tão infinito e silencioso propicia esse mergulho em si mesmo, lidando com o seu possível fim também. E a fé? Como explicar o que aconteceu com sua vida? Seria o destino? Ou seria uma forma para aceitar e acreditar? Sim, essas foram as perguntas que me acompanharam durante a semana.
    Deixei para falar aqui no final, mas sem entregar como o filme termina, sobre o tigre. Eu me lembrei que numa entrevista Freud disse que nossos complexos são a fonte de nossa fraqueza; mas com freqüência são também a fonte de nossa força. O medo que ronda Pi o mantêm vivo para que possa se despedir de seus mortos, de sua vida e para poder enfim recomeçar. O filme é lindo, esteticamente perfeito, sendo indicado para vários prêmios no último Oscar, ganhando como melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhores efeitos visuais; mas principalmente o de melhor diretor. Vamos aos créditos e depois ao trailer: 
  • As aventuras de Pi - Life of Pi (2012);
  • Duração - 127 minutos
  • Direção - Ang Lee
  • Elenco -  Suraj Sharma, Irrfan Khan, Tabu, Adil Hussain, Vibish Sivakumar e Gerard Depardieu.
  • Gênero - Drama, Aventura, Fantasia


Um comentário:

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...