segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Livro: Almanaque da Música Pop no Cinema

   Anos atrás eu fui para Campinas e comprei esse livro na rodoviária. Bom, semana passada lá estava na rodoca e novamente comprei um livro sobre cinema, o Almanaque da Música Pop no Cinema.



   O livro foi escrito pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, que já foi apresentador do Vitrine na Cultura. Paralelamente à vida televisiva ele nutre um amor por trilhas sonoras, tanto que possui uma banda chamada The Soundtrackers, que só toca trilha sonoras:
  
http://www.soundtrackers.com.br/

   E foi assim, fazendo pesquisa para a sua banda que o Rodrigo se deparou com várias histórias de bastidores e as produções de cinema. O foco acaba sendo a década de 80, período fértil de filmes com boas trilhas. Algumas curiosidades sobre quem iria cantar tal música, ou vocês sabiam que era para a Enya fazer a trilha sonora de Titanic? Falando agora nem faz sentido, mas durante a produção de um filme tudo pode mudar.


   O livro é uma delícia! Além de falar sobre o filme e a música, ele ainda conta com um quadrinho com as músicas da trilha sonora; é impossível ler e não começar a viajar nas músicas, no filme, no que você sentiu enquanto o via! Pra mim pelo menos foi intenso; precisei parar de ler, dar um tempo, ver um filme e depois voltar. Alias, vocês sabem como eu gosto de um filme né, é só olhar o meu tumblr e ter uma idéia. To aqui escrevendo o post e assistindo Top Gun, e é impressionante como a música no momento certo faz a cena ficar completamente diferente, ou alguém aí consegue imaginar Tom Cruise numa moto disputando com um caça sem estar tocando "Take my breath away" ao fundo?
   Espero que venha um segundo volume porque por mais que eu tenha gostado do livro eu senti falta de vários filmes, até porque ele abrange um período de 1956-2010 e muitos ficaram de fora. Mas estão lá as músicas do Elvis, Goonies, Dirty Dancing, Os embalos de sábado a noite, Tina... 
  • Título: Almanaque da Música Pop no Cinema, 216 páginas lotadas de fotos
  • Autor: Rodrigo Rodrigues.
  • Editora: Leya/ Lua de Papel - 2012
   Por fim deixo uma das minhas músicas favoritas de um filme que eu amo muito (as vezes sou romântica):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...