domingo, 23 de março de 2014

Novos óculos: Armação e o formato de rosto

 Tempos atrás eu fui ao Oftalmo e precisei mudar meus óculos. 
 Eu sempre gostei de óculos bem estruturados, mas com formato quadrado. Esse eu usei anos atrás, era da marca da Ana Hickman:


  Era a única foto que eu tinha, mas deu para entender como era. Depois desse, e durante os últimos 7 anos eu usei um modelo parecido, também de acetato, com a armação mais grossa:


   Mesma proposta, quadrados e marcantes. 
   Daí quando eu recebi a receita para novas lentes eu resolvi mudar de armação e fiz uma pesquisa na internet que foi bem bacana e resolvi compartilhar algumas dicas que eu li e que me ajudaram a escolher óculos que eu gostasse e que harmonizou com o meu rosto. É sério, nunca recebi tantos elogios por estar de óculos. Eu nunca gostei de usar, mas ultimamente tem sido bacana ouvir "nossa, esses óculos são novos? Te deixaram bonita". Enfim, vamos às dicas gerais e depois para cada tipo de rosto:
  • Independente da armação, a pupila deve estar centralizada, como se fosse um alvo;
  • O nariz não deve ficar marcado, se isso ocorrer é porque o tamanho dos óculos está errado e não divide o peso corretamente, é melhor procurar outra armação;
  • A armação deve acompanhar o formato das sobrancelhas, e esta não deve aparecer por dentro da lente;
  • Sempre levar em conta o estilo pessoal, ou irá comprar óculos verde limão porque tá na moda, mas morre de vergonha de usar. 
  • Para disfarçar as lentes que corrigem hipermetropia, que deixam os olhos maiores, é usar armações mais grossas, que chamem a atenção;
  • Já para os casos de miopia, em que os olhos ficam menores, a indicação é que os óculos sejam arredondados.
   No caso de você ser como o Elton John, nem precisa continuar lendo, porque ficará glamuroso com qualquer armação:



   Caso não seja o Elton John, é só ver algumas dicas, afinal, para cada tipo de rosto existe um modelo que o valoriza:

  Rosto Redondo

    Armações retas ajudam a afinar o rosto. Essa é uma das reclamações de quem tem rosto mais redondo, que os óculos dão uma aumentada na bochecha, mas é só encontrar um modelo que seja muito pequeno, em relação ao tamanho do rosto, porque senão o efeito será inverso. As armações podem ser tanto retangulares como quadradas.
Rosto Quadrado
   Como o formato do rosto já possui traços marcantes, é legal usar armações arredondadas, ovaladas para dar equilíbrio às proporções. Outra dica seria como aquele que eu usava, sem armação marcante, somente o fio de náilon, ou ainda as lentes, sem armação.
Rosto Triangular Invertido
   Para equilibrar o queixo mais fino o mais indicado é o modelo aviador com a armação mais fina. Ele equilibra o rosto, deixando o queixo mais largo do que realmente é. 
Rosto Triangular
   Nesse caso o queixo é mais proeminente, e para equilibrar e suavizar o maxiliar é interessante trazer mais informação para a área dos olhos, usando armações somente na parte de cima do aro, com náilon embaixo.
Rosto Oval
   Não existe um formato específico, ficando bem tão com os ovalados como os mais retos, embora os retangulares tragam um equilíbrio, não deixando o rosto muito alongado.
Rosto Retangular
  Rosto longo, e para não a sensação de ser mais estreito os modelos arredondados (ovalados ou redondos) dão mais ênfase à largura do rosto e suavizam o comprimento, trazendo maior harmonia. 
 
   Gostaram das dicas? Agora eu mostro meu novo amorzinho, ele é da TNG, com a lateral imitando madeira:
 
 
   Aprovado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...