quarta-feira, 16 de julho de 2014

Receita de creme de ricota

   Semana passada teve o dia da pizza. Já teve ano que o maridão tava em casa e fez a massa da pizza, como eu contei nesse post aqui, mas dessa vez nós usamos uma massa congelada que eu gosto muito. Ela é bem fininha e fica pronta rapidinho. Eu tiro do congelador sempre na hora que eu vou começar a cuidar do recheio.


    Daí para rechear eu lembrei que tinha uma ricota na geladeira e resolvi fazer um creme para colocar na pizza. Eu não sou fã de ricota, gosto de um bom queijo amarelo, forte, mas não se pode comer todo dia né?


   Tinha mais ou menos 300 mg de ricota, mas deixa eu listar todos os ingredientes que eu usei:
  • 300 mg de ricota,
  • 1 xícara de leite,
  • 1 colher de azeite,
  • 1 pitada de sal,
  • 1 maço de manjericão bem cheio,
    Coloco tudo no liquidificador por uns 3 minutos e pronto! Para um creme de ricota já está bom, mas como eu ia colocar na pizza, não resisti e coloquei um punhado de muçarela (meia xícara) e bati mais uns 2 minutos:


   O creme ficou no ponto que eu queria, não muito mole, e para deixar pizza com um sabor especial, peguei 8 tomates cereja e uma xícara de brócolis bem picado:


      Todos esses ingredientes foram suficientes para 8 discos de mini pizza. Para montar eu coloquei os discos nas assadeiras. Eu tenho uma assadeira de cerâmica que foi comprada em Porto Ferreira. É impressionante como faz diferença na hora de assar, deixando-as mais crocantes que as que eu fazia numa assadeira comum.


   E a montagem é simples, coloco um pouco de molho de do disco de pizza e logo em seguida duas colheres bem generosas do creme de ricota:


   Depois de colocar com a colher é só dar uma ajeitadinha com uma faca e colocar o resto dos ingredientes:


   E pronto, 15 minutos no forno que já estava aquecido a 200o graus.



   Ficou muito, mas muito bom! É muito rápido, saboroso e leve! Confesso que sobrou um pouco do creme que foi incorporado ao macarrão no fim de semana.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Menina e é sim! Super fácil de fazer, eu já usei o creme no macarrão, em batata assada e substituindo catupiry num sanduiche com frango e hortelã!

      Excluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...