terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Tortinha de arroz

   Eu não sou uma pessoa que gosta de arroz. Sério, passo dias e dias sem comer e nem sinto falta, mas me deixa sem macarrão para ver a onça que eu viro! Mas, com bebê eu acabo comendo o que tem enquanto ela dorme...
   Anos atrás eu postei a receita de uma panqueca diferente (aqui) e sempre tem um arrozinho dando bobeira na geladeira. Então eu resolvi que hoje faria o arroz pro almoço de um jeito novo, meio massa de panqueca, meio gosto de pizza, e meio cupcake (não sei fazer conta, sou de humanas).
  Para essa receita ter essa cara toda é só usar o querido manjericão:


   Vamos aos ingredientes?
  • 2 xícaras de arroz;
  • 2 xícaras de leite (usei leite sem lactose);
  • 1 xícara de muçarela ralada;
  • 1 xícara de folhas de manjericão (e 2 talinhos de salsinha);
  • 1/2 xícara de molho de tomate;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de azeite;
  • 3 colheres de preparado de tapioca (pode usar farinha de trigo);
  • tomate cereja
  Para a massa ficar boa é preciso seguir alguns passos, é tudo feito no liquidificador:
  Primeiro coloca os ovos, o leite, o arroz e o molho de tomate e bate na velocidade média por uns 3 minutos. Depois coloca o azeite e a tapioca e mais 2 minutos, mas aí na velocidade alta. A massa fica com essa cara:


   Um pouco avermelhada e vamos para a fase final. Coloca a muçarela, mas com uma colher ajuda a misturar para ela não empelotar na hora em que ligar o liquidificador. Usar a velocidade forte por uns 2 minutos e por fim colocar a xícara com o manjericão e pulsar algumas vezes para deixar a massa salpicada de verde.


   Não esqueci o tomate não! É que ele é meio que uma surpresa em meio a massa!


   É só colocar na forminha e depois duas colheres de sopa bem cheias de massa. Aliás, a massa deu para essas 12 forminhas básicas de silicone e mais 6 menores:


   Aí é só deixar o forno dar uma aquecida de uns 10 minutos em 200 graus e colocar para assar. Eu tive um probleminha porque tava fazendo batata rústica e esfiha no mesmo forno, mas depois de 50 minutos a massa ficou dourada.


   Olha a batata ali! Mas e aí? Olha, eu me decepcionei por conta do tempo, acho que da próxima vez se não tiver mais nada no forno vai ser mais rápido. E o sabor? Ficou muito gostoso! Tanto que até na hora que eu fui tirar foto aqui pro Blog, algumas forminhas já haviam desaparecido...


   Quem provou gostou e logo vou fazer umas adaptações, como colocar um queijo junto com o tomate, uma salsichinha, um pedaço de brócolis... Enfim, dá para colocar a imaginação pra funcionar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...